Tropicália será tema de debate na biblioteca de Uberaba
- acheinotriangulo
- 20 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Tropicalismo estará em debate nesta sexta-feira (24) na Biblioteca Municipal, a partir das 19h30. No evento, será abordado o impacto artístico, cultural e histórico do álbum "Tropicália ou Panis et Circencis" para a música brasileira no fim da década de 60.
Lançado há 50 anos, o disco é um dos mais importantes para a música brasileira e marcou o início do Tropicalismo, um movimento de ruptura que sacudiu a cultura do país entre 1967 e 1968, até ser reprimido pelo regime militar. Os participantes formaram um grande coletivo e defendiam a universalização da linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.
Entre os tropicalistas estão os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Gal Costa, Tom Zé, banda Mutantes, maestro Rogério Duprat, Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto. O grupo contou ainda com a participação do artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte, como um de seus principais mentores intelectuais.
Participarão da conversa sobre o tropicalismo professores de História e Sociologia, com mediação do psicólogo Alyson Prado. O debate faz parte dos eventos mensais promovidos pelo grupo Cupim Literário desde o início do ano. A entrada é gratuita.
Criado em 2016, o Cupim Literário é um laboratório de autores com obras em fase de maturação e também uma vitrine para publicação de livros originais. Com apoio da editora Melhoramentos, o grupo abriga hoje sete escritores residentes.
Além de dar suporte a novos autores locais e dar incentivo à leitura, o projeto é também um espaço para pessoas interessadas no universo da arte e cultura. O projeto oferece um ponto de encontro para amigos que apreciam literatura, cinema, música e teatro compartilharem novidades e informações. Se quiser saber mais um pouco, clique aqui.