Sesiminas sedia batalha de poesias em Uberaba
- acheinotriangulo
- 15 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Moda nos Estados Unidos, a competição de poesias ou "poetry slam" já faz parte da agenda cultural em Uberaba. Os grupos montados por estudantes, escritores e demais adeptos da poesia falada contam com calendário regular de batalhas na cidade.
As primeiras competições de poesia foram organizadas no ano passado. Mais de 10 encontros já aconteceram com a participação de poetas de várias idades e criações que abordam desde sentimentos a críticas sociais e políticas.
A programação continua forte em 2018. No dia 22 de setembro, o Slam Ondaka realiza a final com os ganhadores de todas as batalhas deste ano. Serão duas categorias: uma com poemas de até três minutos e outras com criações curtas, de até 10 segundos.
O evento será no casarão do Centro Cultural Sesiminas José Maria Barra, a partir das 17, e está aberto para toda a comunidade. Os dois vencedores da edição final vão para a etapa estadual em Belo Horizonte.
O slam surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, na década de 1980, ao mesmo tempo em que a cultura hip hop tomava forma. A prática, entretanto, só chegou ao Brasil mais tarde, a partir dos anos 2000. Um forte impulso para difundir a cultura do slam entre os jovens do país foi o lançamento em português do livro Métrica, em 2013. No romance de Collen Hoover, o protagonista é apaixonado por poesia e as sessões de slam marcam os principais momentos da história.
Basicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada. Os poetas recitam textos autorais e a performance é avaliada por júri popular, que dá nota para eleger as melhores apresentações de cada "batalha". Veja como funciona: