top of page

Concerto abre programação da Violoncelada 2018 em Uberaba

  • acheinotriangulo
  • 10 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Violoncelada promove música clássica em Uberaba

Para a abertura da 2ª edição da Violoncelada de Peirópolis, o Centro Cultural Sesiminas José Maria Barra recebe no dia 17 de outubro o concerto do grupo Udi Cello Ensemble. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). As vendas já estão abertas na bilheteria do teatro e no site.


A abertura será uma homenagem à música brasileira na voz do violoncelo. As melodias das ruas brasileiras, dos folguedos, das cordas de um violão, os ritmos dos batuques das tribos, sons da mata, do Norte e do Sul. É o imaginário brasileiro correndo nas veias deste instrumento importado da cultura européia, dançando com um típico swing nato brasileiro.


A Violoncelada foi lançada no ano passado em Peirópolis. O projeto idealizado por Kayami Satomi, professor de violoncelo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), busca reunir mestres e alunos de Violoncelo de todo o país. A segunda edição acontecerá de 17 a 21 de outubro.


A programação do evento contará contará com outros três concertos. No dia 18, a partir das 20h, no auditório Ametista em Peirópolis, ocorre o “Concerto Pocket” com UDI Cello Ensemble e alunos. No dia 19, no mesmo horário e local, será realizado o “Concerto dos Professores”. Para encerrar, a “Orquestra de Violoncelos do Encontro”. se apresenta no domingo (21), a partir das 16h. Todas as apresentações em Peirópolis tem entrada franca.


Além dos shows, o encontro busca reunir violoncelistas de todo o Brasil para aulas ministradas por grandes professores do instrumento: Kayami Satomi (UFU – Uberlândia/MG), Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio – Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG) e Gabriel Gonçalves (Orquestra Municipal de Uberaba - Uberaba/MG).


Os alunos participam de ensaios diários para se preparar para o encerramento, que será uma apresentação ao ar livre no gramado em Peirópolis, com uma grande orquestra formada por músicos, professores e alunos. Este ano, o evento contará ainda com a presença da pianista japonesa Risa Adachi (Alemanha), que acompanhará os alunos e professores nas atividades.

A 2ª edição da Violoncelada estava marcada inicialmente para o primeiro semestre de 2018, mas foi adiada por causa da greve dos caminhoneiros. A paralisação dificultou o deslocamento dos professores e das alunos para o evento.​


Por Trás do Blog

Gisele Barcelos

13165824_802733676498870_116859132070464

Renata Gomide

siga Achei no Triângulo
  • Achei no Triângulo
  • Achei no Triângulo
  • Achei no Triângulo
Categorias
Veja também
bottom of page