Matheus Nachtergaele em cartaz no Teatro Municipal de Uberlândia
- acheinotriangulo
- 4 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O ator Matheus Nachtergaele estreia nesta sexta-feira (5) o espetáculo Moliére no Teatro Municipal de Uberlândia. A peça estará em cartaz até o dia 7 de outubro na cidade. As sessões hoje e amanhã começam às 20h30, já no domingo o espetáculo terá início às 19h.
Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos nas lojas Provanza do Uberlândia Shopping e Center Shopping ou no pela internet. O preço é R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).
No palco, o elenco mostrará ao público formas muito opostas de enxergar o mundo, levantando questões sobre o papel do artista. Afinal, é mais nobre fazer o público rir ou chorar? Os artistas devem mostrar o mundo como ele é ou como deveria ser?
Nachtergaele encarna Molière, papel que rendeu inclusive uma indicação ao prêmio Shell 2018 de Melhor Ator. O enredo retrata uma disputa bem-humorada entre a Comédia, representada poe Molière, e a Tragédia, personificada pelo poeta Jean Racine.
Em cena, 14 atores e músicos vão narrar o inusitado conflito entre formas opostas de pensar o mundo, expressas pelas famosas máscaras do Teatro: uma ri malandramente de tudo e de todos, a outra mostra reverência e temor diante da dor e da morte.
O embate tem como cenário a corte carnavalesca de Luis XIV, o Rei Sol, na França. Amado pelo público e favorito do extravagante do rei, Molière trava uma luta tragicômica com seu aprendiz Racine para manter a posição de dramaturgo mais prestigiado da corte.
Enquanto isso, o arcebispo de Paris, grande entusiasta da guerra, Monsenhor Péréfixe (Renato Borghi), tentará se aproveitar do conflito para banir do reino o Teatro e seus artistas, endurecer a censura e lançar a França em uma era de conquistas, violência e sacrifício.
A história é embalada por músicas de Caetano Veloso, executadas ao vivo e com arranjos originais do maestro Gilson Fukushima. O espetáculo é dirigido por Diego Fortes, ganhador do Prêmio Shell em 2017 pelo espetáculo O Grande Sucesso.