Uberaba, Uberlândia e Araxá sediam 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Histórico Cultural
- acheinotriangulo
- 23 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Cidades polo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Uberaba, Uberlândia e Araxá recebem neste domingo (25), a 7° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O tema da edição 2019 é “Culinária e Patrimônio”, com o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu legado gastronômico.
Em Uberaba as atividades serão promovidas junto ao 61° Encontro de Folias de Reis, no Salão do Santuário da Nossa Senhora da Abadia, das 7h às 17h. Aberto ao público, o evento leva o nome do então presidente da Fundação Cultural de Uberaba, professor Antônio Carlos Marques, falecido em Junho.
O Encontro é realizado pela Federação das Folias de Reis de Minas Gerais e Associação das Folias de Uberaba, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Fundação Cultural de Uberaba/Seção Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural, parceiros e apoiadores.
Em Araxá, as atividades da Jornada serão promovidas no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, das 14h às 18 horas. A programação inclui degustações, apresentações de hip hop, congado, moçambique, capoeira, folia de reis e maculelê, além de oficinas de confecção de bonecas Abayomi e turbantes.
Na vizinha Uberlândia, a Secretaria Municipal de Cultura alinhou as comemorações do aniversário da cidade (2 de Agosto) com as atividades da Jornada. Durante todo o mês, o Museu Municipal estará com a exposição “Sustento da Vida – Um olhar sobre a cultura do milho”.
Já a Casa da Cultura trabalhará a temática por meio da exposição “Tradições gastronômicas na cultura mineira”. “A ideia é trabalhar a preservação da memória, dos hábitos e costumes da população local na época da formação da cidade”, contou Valéria Maria Queiroz Cavalcanti Lopes, diretora de memória e patrimônio histórico.
